A Ponte da Carvalha na Sertã, também conhecida como Ponte Romana, ergue-se majestosamente sobre a Ribeira da Sertã, situada ao fundo da Alameda da Carvalha, na freguesia e no município da Sertã, no Distrito de Castelo Branco.
A multiplicidade de designações atribuídas a esta ponte ao longo do tempo servem como prova da sua história e importância. A alcunha de “Ponte Velha” revela a venerável antiguidade que este monumento é, enquanto a denominação “Ponte da Várzea” destaca a sua localização estratégica em campos de cultivo propensos a alagamentos frequentes. Por sua vez, a expressão “Ponte Romana” é uma homenagem à sua imponente estrutura maciça, sustentada por arcos redondos, evocando a grandiosidade das construções romanas. É fascinante observar como cada denominação lança luz sobre diferentes aspectos da ponte, proporcionando uma narrativa interessante que se desenrola ao longo dos séculos.
A reconstrução desta ponte monumental remonta ao início do século XVII, durante o domínio filipino. A ponte original de origem romana encontrava-se deteriorada. A Ponte da Carvalha, tornou-se assim, uma testemunha silenciosa das mudanças e evoluções que moldaram a região ao longo dos tempos.
Com aproximadamente 64 metros de extensão, esta imponente estrutura repousa sobre seis arcos redondos construídos com maestria em alvenaria de pedra. O terceiro arco, contado a partir da povoação, destaca-se como o mais elevado, conferindo à ponte uma elegância singular. Os dois arcos exteriores, por sua vez, apresentam um vão ligeiramente maior, proporcionando um equilíbrio visual harmonioso. O tabuleiro, com o seu cavalete pouco pronunciado, estende-se de forma quase horizontal, adicionando uma característica distintiva à ponte.
O engenhoso sistema de reforço adotado na sua construção é composto por cinco talhamares triangulares posicionados a jusante. Destes, três, localizados nas extremidades, ostentam uma estatura mais baixa e uma largura mais generosa, enquanto os dois talhamares centrais, mais altos e delgados, conferem uma solidez estrutural adicional à ponte. Cada elemento arquitectónico é meticulosamente concebido, refletindo o cuidado investido na sua construção.
É importante notar que existe ainda outra Ponte Romana (carece de fontes oficiais), de dimensões mais reduzidas, encontrando-se ao lado da imponente estrutura.
A Dinastia Filipina desempenhou um papel crucial na história desta ponte, com registos que indicam que a reconstrução desta obra teria envolvido uma despesa considerável. Divergências sobre o custo exato surgiram ao longo do tempo, mas documentos do Arquivo Nacional da Torre do Tombo revelam que Filipe III de Espanha autorizou despesas no montante de 45.800 réis, evidenciando a importância atribuída a esta magnífica ponte.
A Ponte da Carvalha é mais do que uma simples travessia sobre as águas da Ribeira da Sertã, é um monumento com habilidade arquitectónica, símbolo da passagem do tempo e das influências históricas que deram forma a esta região encantadora de Portugal. A sua imponência, beleza e história fazem dela um marco digno de apreciação e contemplação, continuando a atrair pessoas que desejam desvendar os segredos que guarda.
Referências: Wikipédia e Direção Geral do Património.